Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

A atenção domiciliar (AD) é a forma de atenção à saúde oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde. Com abordagens diferenciadas, esse tipo de serviço está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é oferecido de acordo com a necessidade do paciente, a partir do atendimento de diferentes equipes. 

OFÍCIO CIRCULAR Nº 1/2020/CGAHD/DAHU/SAES/MS


 

Confira os vídeos produzidos por meio do projeto “Complexidade do Cuidado na Atenção Domiciliar”, vinculado ao PROADI-SUS e desenvolvido pela Coordenação-Geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Os vídeos são resultado de algumas discussões online que abordaram temas relacionados à qualificação da gestão dos Serviços de Atenção Domiciliar - Programa Melhor em Casa.

1 - II Oficina de Qualificação da Gestão dos Serviços de Atenção Domiciliar

1.1 - Módulo I - Gestão do Cuidado
Palestrantes convidados: Tiago Maas (SAD Pelotas/RS) e Daniele Capelossi (SAD Jardinópolis/SP)

1.2 - Módulo II - Gestão de alta
Palestrantes: Patrícia Fisch e Jociele Gheno (Escritório de Gestão de Altas – Grupo Hospitalar Conceição/RS) e Mariana B. Dias (CGAHD/MS).

1.3 - Módulo III - Monitoramento do SAD
Palestrantes: Erivelton C. Carvalho (SAD Contagem/MG), Denis Job N. da Silva, Riudete M. Sousa e Marilia S. Fagundes (SAD SES/RN) e Debora Verdi (CGAHD/ MS).

1.4 - Módulo IV – Gestão do SAD e seus desafios
Palestrantes: Távila Guimaraes (CGAHD/ MS), Luciano Chartone de Paula (SAD Barbacena/MG), Patrícia Braga (SAD Areias/PB) e Andreia Maloni (SAD São José do Rio Preto/SP).

1.5 - Módulo V - Atuação das Secretarias Estaduais de Saúde na Gestão dos SADs
Palestrantes: Mariana Borges Dias (CGAHD/MS), Rosana Cardoso Veras e Aline Mota Palacio (SES Alagoas), Diovana Paiva Faustino e Priscila Ursine (SES Minas Gerais) e Guilherme Moura (SES Pará)

2 - Experiências dos SADs no enfrentamento à Covid-19

2.1 - Relato de Experiência: Desafios do SAD na abordagem do paciente no âmbito domiciliar, hospitalar e no pronto atendimento.
Palestrante: Daniele Capelossi e Rodrigo Mendes (SAD Jardinópolis/SP)

2.2 - Relatos de Experiências: Modo de funcionamento e inovação em Serviços de Atenção Domiciliar durante a pandemia
Palestrantes: Erivelton C. Carvalho (SAD Contagem/MG), Junior Curcino (SAD São Pedro da Aldeia/RJ), Mauro Kalil (SAD Porto Alegre/RS) e Nicolly Leal (SAD Castanhal/PA)
Mediação: Mariana B. Dias (CGAHD/MS)

 

Em destaque

COVID-19

Recomendações

Recomendações da Coordenação-Geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar em relação à atuação dos SERVIÇOS DE ATENÇÃO DOMICILIAR (SAD) – PROGRAMA MELHOR EM CASA na pandemia do Coronavírus (COVID-19).

ASSISTÊNCIA NO SUS

Melhor em Casa

Conheça o cuidado oferecido por equipes de apoio a pacientes com dificuldades temporárias ou definitivas de sair de casa.

CUIDADO

Atenção Domiciliar

Saiba mais sobre as ações de promoção, tratamento e reabilitação da rede de Atenção Domiciliar (AD), oferecidas na moradia dos pacientes.

CAPACITAÇÃO

Cursos UNASUS

Programa Qualificação à Distância permite que gestores e profissionais ampliem habilidades para qualificar o atendimento prestado.

Fim do conteúdo da página