O campo das práticas integrativas e complementares contempla os sistemas médicos complexos e os recursos terapêuticos, também chamado de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em destaque
TERAPIAS
Práticas Complementares
Veja quais as premissas e incentivos financeiros para a implantação da Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa, Fitoterapia e outras.
PARCERIA
Cooperação Brasil México
Conheça o projeto de intercâmbio de experiências sobre PICs e competência intercultural na oferta de serviços de saúde.
COOPERAÇÃO
Fortalecimento da Rede
Saiba como profissionais, pesquisadores e entidades ligadas às PICs podem se unir para promover o intercâmbio entre profissionais e instituições.
Redes Sociais