Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mais transparência na incorporação de tecnologias em saúde pelo SUS

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2020, 11h44 | Última atualização em Quarta, 14 de Outubro de 2020, 11h44

Painel interativo da Conitec pode ser acompanhado, em tempo real, e mostra a recomendação de inclusão, exclusão e atualização de medicamentos e tratamentos na rede pública

Dados sobre tecnologias incorporadas ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS), assim como as excluídas e atualizadas, já podem ser acompanhadas, em tempo real, por toda a sociedade. As informações estão disponíveis no Conitec em Números - painel dos pedidos de incorporação recebidos pela Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde - responsável por analisar e recomendar, ou não, a inclusão de medicamento ou tratamento na rede pública de saúde. 

Na prática, será possível verificar, por exemplo, a quantidade de solicitações recebidas ao mês, o andamento da inclusão ou exclusão de uma determinada tecnologia em saúde. As informações consolidadas aparecem de forma objetiva, com apresentações gráficas, marcadores e mapas interativos, que podem ser filtrados de acordo com o interesse do usuário.

De acordo com o painel Conitec em Números, até o momento, já foram elaboradas 533 recomendações sobre demandas de incorporações de tecnologias - 398 para medicamentos e 106 para procedimentos. Do total das demandas, 314 tiveram pareceres favoráveis para a inclusão no SUS, representando 58,9% da demanda recebida pela comissão.

A medida reforça a transparência do Ministério da Saúde no processo de incorporação de medicamentos essenciais e novas tecnologias na rede pública.

Idealização - O painel é resultado de trabalho conjunto entre a Secretaria-Executiva da Conitec e o professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB) Ivan Zimmermann.

“Informações e dados que antes dependiam do fluxo interno para disponibilizar aos cidadãos, estão agora disponíveis com simples interações no painel. Com isso a população passa a ter um papel cada vez mais ativo no controle social de nossas políticas”, explica Zimmermann.

Para a Presidente da Conitec, Vania Canuto, a disponibilização do Painel no site da Comissão traz mais transparência ao processo de incorporação de tecnologias no SUS. “A seção é mais uma ação para disponibilização de dados da Conitec por parte da sua Secretaria-Executiva”, conclui.

Luara Nunes

Ministério da Saúde / Jornalista
(61) 3315-3435

Fim do conteúdo da página