Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reunião discute planejamento estratégico da revista Epidemiologia e Serviços em Saúde

Escrito por Leonardo | | Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h53 | Última atualização em Segunda, 17 de Julho de 2017, 17h58

Ocorreu, no dia 14 de julho, a reunião anual do comitê editorial da revista Epidemiologia e Serviços em Saúde (RESS), para discutir indicadores de sucesso alcançados pelo periódico no último ano e fazer um planejamento estratégico sobre o que deverá ser priorizado para o ano seguinte. O encontro contou com mais de 30 pesquisadores nacionais e internacionais, que são membros do comitê editorial da revista.

O objetivo da revista é difundir o conhecimento epidemiológico aplicável às ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de interesse da Saúde Pública, visando ao aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A RESS publica artigos originais, de revisão sistemática e notas de pesquisa, submetidos por livre demanda. Também publica outras modalidades de manuscritos a convite dos editores: por exemplo, revisões narrativas, relatos de experiência, artigos de opinião, entre outros.

Para Elisete Duarte, editora executiva da RESS, ter uma revista científica no âmbito do Ministério da Saúde é uma estratégia de fortalecimento do próprio SUS.  “A revista está fazendo 25 anos e nasce como entidade mantenedora do Ministério da Saúde, que oferece o periódico como espaço de publicação de um conhecimento útil, para aprimoramento dos serviços de saúde”, disse.

Quando perguntada sobre os desafios encontrados nesses 25 anos, e expectativas para o futuro, considerando os resultados alcançados em 2016, Leila Garcia, editora geral da RESS, comentou sobre a evolução do periódico nos últimos anos. “Observamos, através da Google Academics, que a revista passou para a 18ª posição entre todas as revistas científicas em português publicadas no mundo. Então, a revista está causando um impacto importante. O objetivo é continuar crescendo, mantendo essa qualidade e o foco no SUS e no aprimoramento das ações de vigilância, além de ter um alcance maior e contribuir com a qualificação dos autores”, afirmou.

Mais informações:

- Site da RESS

Fim do conteúdo da página