Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Rotavírus

Descrição da Doença

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quinta, 27 de Março de 2014, 15h23 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2017, 11h03

Etiologia

Os rotavírus pertencem à família Reoviridae, gênero rotavírus. São classificados em grupos, subgrupos e sorotipos de acordo com sua composição antigênica. As partículas completas possuem três camadas protéicas concêntricas e cada segmento genômico (ou gene) regula a síntese de uma proteína viral especifica. Até o momento temos sete grupos antigênicos: A, B, C, D, E, F e G que causam infecção no homem, em outros mamíferos e aves. A proteína VP6 determina o subgrupo (I, II, I + II, não I e não II) e os sorotipos são determinados com base em duas proteínas situadas no capsídeo viral externo, VP7 (glicoproteína) e VP4 (sensível à protease). A classificação dos rotavírus em sorotipos (ou genótipos) tem um caráter binário, configurando suas particularidades inerentes às proteínas VP7 e VP4. São reconhecidos 15 diferentes sorotipos (genótipos) G e, pelo menos 10 infectam o homem, com importância epidemiológica os tipos G1, G2,G3,G4 e G9 e a diversidade de VP4 se expressa por 20 diferentes genótipos P.

História natural da doença

Os primeiros achados de rotavírus no homem remontam a duas décadas a partir de estudos realizados por Bishop e col. em Melborne, Austrália. No Brasil, o achado pioneiro associado à detecção de gastroenterite aguda por esse vírus foi em Belém no ano de 1976. Esses achados advieram de estudo - piloto, envolvendo 25 crianças hospitalizadas ou com atendimento ambulatorial, com quadro diarreico agudo.

O recurso da microscopia eletrônica e subsequentemente, do procedimento imunoenzimático (ELISA), propiciou a detecção dos rotavírus em espécimes fecais de quatro (16%) pacientes.Tais observações representaram o marco inicial de vários outros estudos no país, a maioria dirigida ao impacto determinado pela doença moderada ou grave, que se traduz em consultas médicas e internação hospitalar.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página