Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

testeira-sgtes

Para qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica nas três esferas do SUS, e contribuir para a ampliação do acesso aos medicamentos e da atenção à saúde prestada à população, o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS) desenvolveu o HÓRUS - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica. Esse sistema foi inicialmente estabelecido por meio da parceria estabelecida em 2009 entre DAF/SCTIE, a Secretaria Municipal de Saúde de Recife (SMS/PE), a empresa Pública de Informática de Recife (Emprel), o Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

No entanto, a capacidade de processamento de informações, o banco de dados e as aplicações do Hórus atingiram níveis críticos de utilização, acarretando queda na performance, tornando-se necessário desenvolver uma nova solução tecnológica para atender às necessidades da Assistência Farmacêutica nacional.

O que fazemos

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil.

Cabe à SGTES promover a integração dos setores de saúde e educação no sentido de fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

agenda
quem e quem banner
departamentos banner
banner horus basico
banner horus especializado
banner horus estrategico
banner horus indigena

 


Adesão/Troca de Gestor

Gestor, saiba como aderir ao Hórus e utilizar o sistemas em suas unidades de saúde

Capacitação

Qualificação de Profissionais da Assistência Farmacêutica e Capacitação para o Hórus

Manuais

Baixe os documentos e conheça as principais regras e os passos para utilização das funcionalidades do sistema
Agenda
Quem é Quem
Departamentos

 


Base Nacional

Acesse as informações sobre o envio de dados para a Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica do SUS.

Business Intelligence -BI

Acesse o Sistema de Suporte à Decisão (SSD) para consulta aos dados enviados à Base Nacional.

Hórus pelo Brasil

Quer saber quem está utilizando o HÓRUS pelo Brasil? Veja o mapa de utilização do sistema.

Disque Saúde 136

Teleatendente: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h. Fora desses horários, o atendimento é eletrônico, com informações gravadas. Sobre o Sistema Hórus, escolher a opção 8
Fim do conteúdo da página