Rede Observatório de Recursos Humanos do Brasil
Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde é uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas-OMS) e instituições nacionais de pesquisa. Atualmente, composta por 26 estações de pesquisa, a Rede tem como principal objetivo disponibilizar informações e análises sobre recursos humanos, de modo a facilitar a formulação de políticas e programas sociais, além do acompanhamento das tendências dos sistemas de educação e trabalho no campo da Saúde.
Objetivos:
- Desenvolver estudos e metodologias para análise da implementação de políticas de saúde em seus aspectos relacionados com recursos humanos no campo da gestão,formação e regulação das profissões e ocupações de saúde.
- Monitorar os aspectos demográficos, políticos e sociais da oferta e da demanda da força de trabalho do setor (das profissões e ocupações de saúde).
- Acompanhar, analisar e orientar o desenvolvimento das estratégias e metodologias de formação e capacitação de recursos humanos de saúde.
- Acompanhar e analisar as relações de trabalho e emprego no setor da saúde.
- Desenvolver estudos, metodologias e indicadores que possibilitem a avaliação da eficiência, eficácia e efetividade do trabalho em saúde.
- Fomentar o desenvolvimento de mecanismos de gerência da força de trabalho, especialmente nos aspectos relativos à contratação, remuneração e incentivos.
- Acompanhar as demandas da regulação do exercício profissional e das ocupações na área da saúde.
- Desenvolver estudos e análises sobre as políticas de recursos humanos em saúde no Brasil.
- Subsidiar as ações das esferas de governo e dos entes governamentais para elaboração de políticas de gestão e regulação do trabalho e de educação na saúde.
- Portaria nº 26, de 21 de setembro de 1999.
- Portaria nº 1/SGTES/MS, de 11 de março de 2004
Redes Sociais